Coronavírus: adapta a tua casa a esta realidade e torna-a num local mais tranquilo e confortável

Há muito tempo que não passavas tanto tempo em casa? Então é provável que comeces agora a perceber que alguns dos móveis da tua casa estão a precisar de manutenção ou mesmo de ser substituídos, que alguns armários poderiam ser organizados de outra forma ou que aquela limpeza de Primavera pode mesmo acontecer agora.

Em tempo de quarentena reunimos algumas sugestões para aproveitares o tempo, mimando a tua casa e tornando-a num lugar mais simples e organizado, quer para as tarefas normais do dia-a-dia quer para as novas que agora surgiram e a que a tua casa se tem de adaptar.

Viver em espaços organizados facilita a convivência e transmite-nos sentimentos de conforto e segurança, essenciais nestes dias. Organizar a casa permite, ainda, ocupar a mente podendo tornar-se uma excelente tarefa para afastar o stress e ajudar a recuperar a tranquilidade.

Segue, então, as dicas que preparámos e que podes aplicar nos próximos dias:

1. Brinca com a disposição dos móveis

Estás na sala e percebeste que a mesa de jantar se transformou em escritório improvisado e que a zona dos sofás é agora o recreio dos teus filhos? Então arrisca e faz aquela mudança em que pensas há tanto tempo.
O momento é o ideal e o truque muito simples: primeiro tira todas as peças pequenas e de decoração deixando apenas os móveis maiores; depois procura as ligações para os aparelhos como a televisão ou candeeiros de pé para começares a perceber ao certo de que forma podes alterar a disposição dos sofás, da mesa, da estante,...; garante que ficas com espaço disponível para a livre circulação de todos, principalmente para as actividades que agora passaste a desenvolver neste local, e só depois dispõe as restantes peças essenciais.
Descobre mais algumas sugestões.

2. Aproveita para fazer a manutenção dos móveis

Sabias que todos os móveis devem ser verificados cerca de duas vezes por ano?

A verificação do estado de algumas peças, a limpeza cuidada de locais menos visíveis, ou o aperto de alguns parafusos são algumas medidas que muitas vezes não metemos em prática mas essenciais para a durabilidade dos nossos móveis preferidos.
A limpeza com produtos adequados, que podem ajudar a disfarçar marcas de uso, e o reequilíbrio na distribuição de peso são também tarefas que podes realizar durante estes dias e que vão ajudar não só a criar um novo ambiente para a tua casa mas também a dar-lhe um aspecto mais jovem e cuidado.

Encontra outras dicas que podes seguir para manter a boa aparência dos teus móveis.

3. Aposta em artigos novos
Numa altura em que sair de casa para comprar mobiliário ou decoração não é aconselhável a opção de compra através das lojas online ganha destaque.

Visualiza a decoração que pretendes e faz uma lista de compras: uma mesa de jantar extensível para ganhar espaço para um pequeno escritório, cadeiras coloridas para dar nova vida ao espaço, uma estante de parede para guardares os documentos ou mesmo os brinquedos que se estão a começar a acumular.
Garantir que cada espaço tem uma peça de destaque é o passo essencial para um bom resultado de design - uma mesa de centro com arrumação, uma poltrona ou um painel de fotografias, por exemplo. Se for possível aliar o design à criação de um espaço mais recolhido, como um espaço de leitura, por exemplo, onde um membro da família possa estar mais resguardado, perfeito.

Procura online oportunidades únicas de design e preço. Nós ajudamos-te aqui.

4. Organizar é a palavra de ordem

Dispõe artigos decorativos como almofadas e quadros de formas diferentes e mesmo em outras divisões, sem excesso.
E os items que ficarem sem lugar? Alguns especialistas sugerem a criação de 2 caixas: uma para os que queres deitar fora e outra para dar. E se te custa veres-te livre das tuas coisas, lembra-te que este tipo de organização pode ajudar-te a praticar o desapego e trazer-te uma sensação de felicidade terapêutica.
Descobre as teorias de felicidade por detrás do Feng Shui e evita o caos reduzindo a divisão ao essencial - por exemplo, não guardes coisas debaixo da cama e organiza os objectos por categorias: livros na estante e revistas no cesto. Vais ver que a triagem se torna mais fácil e o ambiente depois muito mais leve.

5. Dá aos detalhes a atenção que merecem

Os detalhes estão em tudo e passam quer pelo perfeccionismo no acabamento dos teus móveis quer pelo candeeiro de cor quente e estrategicamente colocado para iluminar e tornar qualquer espaço mais confortável.


No entanto, e tendo em conta os cuidados redobrados que hoje devemos ter quando voltamos a casa, devido ao coronavírus, por questões profissionais ou porque voltámos das compras, vamos focar-nos no hall de entrada da tua casa.
Sabendo que é aconselhável manter tudo o que veio da rua longe dos objectos do dia-a-dia sugerimos que adaptes este espaço de forma a manter sapatos e casacos perto da porta e cries um espaço, por exemplo, com uma mesinha e cestos para colocares as chaves de casa ou  a correspondência e disponibilizares facilmente gel desinfectante para as mãos.
Garante que o espaço se torna o mais funcional possível mas não descures peças de decoração que transmitam paz e segurança.


Esperamos que estas sugestões te ajudem não só a passar o tempo e a desfrutar de uma casa mais confortável e tranquila agora mas também num futuro feliz que acreditamos estar próximo.

Se ficaste com alguma dúvida, a nossa equipa encontra-se disponível!

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos