Feng Shui, o que é e como aplicar em nossa casa?

Feng Shui é uma filosofia milenar com origem na China ancestral.
O objectivo deste conceito é alcançar a harmonia e equilíbrio perfeitos de energia entre os ambientes e as pessoas, trabalhando-os para que exista uma melhoria no fluxo de energia positiva nos espaços e nas relações pessoais que acontecem na casa, permitindo-nos ter uma vida mais feliz.

Desta forma, a nossa casa, o espaço mais importante da nossa vida, pode ser pensado tendo em conta esta filosofia, através do posicionamento de móveis e da decoração, tendo ainda em consideração o nosso gosto pessoal e a funcionalidade.

Vamos então, inspirar-nos em 6 sugestões para a construção de espaços perfeitos:

  • 1. Os tons certos
  • Quando pensamos na decoração de um espaço, a escolha das cores é uma das primeiras questões que devemos colocar. E a resposta dada pelo Feng Shui é bastante simples: devemos seguir as cores da natureza, mates, pastel ou térreas, como o bege, o marfim, o verde pastel e o azul claro.
    Acessórios com cores vivas mas sempre em menor quantidade são, no entanto, muito bem vindos.
    1. Simplicidade e conforto
      Sendo objectivos do Feng Shui a tranquilidade e relaxamento, é importante que o espaço também transmita essa energia e, para isso, retirar o excesso é regra.
      Opta por móveis que criativamente te cativem mas dando preferência a linhas direitas e funcionais. Decora-os com poucos objectos mas que sejam pessoais e verdadeiramente importantes para ti.

      3. O coração do espaço
      Outro dos ensinamentos desta filosofia é a atenção que se deve dar ao foco de um espaço: uma janela com uma vista excelente ou um móvel bonito, quase uma peça de arte, por exemplo, são muito mais importantes e positivos como coração do espaço do que a televisão, que muitos de nós ainda tornam no centro da sala de estar.
    1. A disposição dos móveis
      Com algumas regras específicas para salas e quartos, por exemplo, certo é que todos os espaços devem dispor de bastante espaço livre, serem compostos por mobiliário muito confortável e sempre focado para o centro, o que transmite paz e força.

      5. A natureza e a luz
      O equilíbrio está na natureza, o que faz com que a utilização de mobiliário em madeira, a decoração com plantas naturais ou peças feitas de elementos naturais, tenha um impacto muito positivo e importante.
      A iluminação do espaço deve, também, ser natural e aproveitada ao máximo. No entanto e quando tal não é possível, devemos procurar iluminar o espaço de forma uniforme, espalhando focos de luz nas paredes e tecto.

      6. Detalhes personalizados
      A escolha do mobiliário e da decoração devem representar quem és e as fotografias são a extensão perfeita dos teus momentos felizes. Opta por fotografias genuínas, sem poses ou sorrisos forçados, com molduras enquadradas na decoração e nunca em demasia.

    Estás a sentir a inspiração a chegar? São já muitas as ideias para transformação da tua casa? Que pequenos pormenores poderão fazer diferença na tua energia?

    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos