Como manter a boa aparência de um móvel?

Todos nós sabemos que nem sempre é fácil manter a nossa casa tão arrumada ou cuidada quanto desejaríamos mas, com pequenos gestos, conseguimos fazer uma grande diferença, até na conservação daqueles móveis que fazem toda a diferença na decoração da nossa casa e de que tanto gostamos.

Hoje deixamos 5 dicas que te vão ajudar a, de forma simples, fazer com que o aspecto dos teus móveis se mantenha ao longo do tempo igual ao do primeiro dia em que os viste.

1. Cuidado com o sol e a humidade
A exposição directa ao sol durante longos períodos faz, não só com que a cor do móvel vá perdendo a sua vivacidade, como também que mesmo para os móveis de madeira mais resistentes, a durabilidade e estética possam ser comprometidas. Se colocados perto de uma janela, uma cortina, por exemplo, é uma solução prática, ideal e que permite a harmonia na decoração do espaço.
Tal como o sol, também a humidade é inimiga dos móveis da nossa casa. Móveis para locais como a casa de banho ou a cozinha devem ter as propriedades necessárias para estas divisões. Nas restantes divisões da casa é também importante o posicionamento dos móveis, devendo deixar-se um ligeiro afastamento entre estes e as paredes, por forma a facilitar a circulação de ar.

2. A importância dos produtos de limpeza
Evite ao máximo a utilização de produtos abrasivos e que podem causar grandes danos ao material que quer limpar. O nosso conselho é de que faça uma primeira passagem com um pano macio, ligeiramente humedecido, seguido de uma outra outra, com um pano completamente seco.

3. Equilibrar o peso e nunca arrastar

Pode parecer óbvio quando pensamos nisso mas a verdade é que muitas vezes estes são dois aspetos que não temos em conta. Todos os móveis são testados para suportar determinado peso, o que deve ser cumprindo, no entanto e para garantir a sua durabilidade, também é preciso perceber se uma prateleira tem todos os livros encostados a um lado e apenas uma moldura do outro. É importante ter o peso equilibrado em cima dos móveis.
Quando é necessário mover o móvel, e mesmo que seja mais demorado, a nossa sugestão é esvaziá-lo e puxá-lo pela base, uma vez que só assim a estrutura não será prejudicada.

4. Evitar ou disfarçar marcas
Panos molhados, panelas quentes, canetas,... são tantas as ocasiões em que os nossos móveis podem ser danificados que a melhor sugestão é sempre prevenir. Mas se a marca surgir, não te inibas em perguntar ao fabricante qual a melhor solução para aquele material em específico. E não te esqueças que algumas dicas que outros te possam dar podem fazer ainda mais estragos.

5. Não descurar a manutenção
Se até a nossa roupa exige alguma manutenção, os nossos móveis também merecem algum cuidado. Define, por exemplo, que duas vezes por ano irás conferir todas as peças que compõem o móvel, aparafusando ou trocando o necessário e limpar o pó acumulado nos sítios menos visíveis, com os instrumentos mais adequados.

Como quase tudo, a manutenção de um móvel bonito também depende muito do cuidado e atenção que lhe damos e, mesmo os melhores materiais, precisam de alguma manutenção.
Pronto para aplicar algumas destas sugestões?

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos